Família Acolhedora: Programa de acolhimento provisório de crianças e adolescentes está com inscrições abertas Prefeitura Municipal de Nova Olinda
conteúdo principal conteúdo principal conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Nova Olinda

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Por: Túlio Alves / Ascom

O Programa Família Acolhedora foi instituído pela Prefeitura de Nova Olinda através da Lei Municipal nº 235/2011. Criado com o objetivo de garantir acolhimento provisório por famílias de apoio, respeitando o direito à convivência em ambiente familiar e comunitário, o programa atende crianças e adolescentes que tenham seus direitos ameaçados ou violados, sempre com determinação judicial.


Coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Integração Social e Habitação (Assistência Social), o Família Acolhedora conta com a parceria de diversos órgãos, incluindo o Juizado e Promotoria da Infância e Juventude da Comarca de Araguaína, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação.


“Através dessa união entre os órgãos, garantimos que as crianças e adolescentes atendidos pelo programa, assim como as famílias cadastradas, tenham acesso a atendimentos e acompanhamento com profissionais qualificados, incluindo psicólogos e assistentes sociais,” disse a primeira-dama e secretária Municipal do Trabalho, Integração Social e Habitação, Noely Cardoso.


Apoio financeiro


Além do comprometimento emocional, a Prefeitura oferece apoio financeiro de um salário mínimo por criança acolhida, visando auxiliar as famílias de apoio nos custos relacionados ao acolhimento.


Inscrições


As famílias interessadas devem realizar a inscrição, preenchendo a Ficha de Cadastro do Programa e apresentando os documentos necessários, como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Residência e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais. As inscrições foram iniciadas nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, e devem ser feitas na sede da Assistência Social.


No decorrer do processo, as famílias de apoio voluntárias, já integradas ao programa, passam por um cuidadoso processo de seleção e preparação conduzido pela Equipe Técnica composta por profissionais de Serviço Social, Psicologia e Pedagogia.

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo