Prefeitura orienta população sobre regras da 29ª Cavalgada de Nova Olinda Prefeitura Municipal de Nova Olinda
conteúdo principal conteúdo principal conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Nova Olinda

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Por: Túlio Alves / Ascom


A tradicional Cavalgada de Nova Olinda deve movimentar milhares de pessoas no próximo domingo (24/09). O evento está sendo organizado pela Prefeitura e chega a sua 29ª edição em 2023, sendo uma das festas mais esperadas pela comunidade local e de municípios vizinhos.


Além da organização da estrutura e atrações, o município também está atuando para orientar os participantes do evento sobre a programação e as regras para garantir o bem-estar dos animais. 


Entre as orientações que os participantes devem ficar atentos está o horário de concentração e saída da Cavalgada. Um acordo firmado com os chefes de comitivas estabelece que a preparação começará a partir das 7h e a saída acontecerá até às 9h, para evitar exposições prolongadas ao sol e consequente desgaste dos animais e espectadores.  


A saída será na Avenida Goiás, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, onde funcionava a antiga delegacia. 


Regras 


A Lei Estadual n° 4.132 de 2023 trata sobre a regulamentação de eventos como Cavalgadas em todo o Tocantins. Segundo a lei, é expressamente proibido usar instrumentos perfurocortantes no manejo, que possam provocar ferimentos nos animais, e também utilizar animal enfermo, com lesão preexistente, cego, extenuado, sangrando ou claudicando. 


Durante o evento serão observados e considerados sinais de maus tratos atitudes como:


- Usar equipamentos que causem desconforto ou trauma evidente na região de sua utilização;


- Manter animal arreado e amarrado por tempo extenso;


- Aplicar esporadas ou chicotadas;


- Aplicar puxadas de rédeas excessivas;


- Cavalgar em animal em estado de subnutrição. 

  

Fiscalização de maus tratos  


A Prefeitura de Nova Olinda, por meio das Secretarias Municipais de Turismo e Meio Ambiente, e de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, estará atuando junto às equipes da Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental para coibir maus tratos aos animais. 


Caso sejam identificados sinais de sangramento, exaustão, assim como o uso de apetrechos que possam ferir os animais, o responsável será autuado. 

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo