Por: Túlio Alves / Ascom Agricultores, representantes de associações e líderes do município lotaram o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, neste sábado (19/08), para uma reunião realizada com o objetivo de apresentar e discutir as políticas públicas do Governo Federal para os pequenos agricultores.
O encontro contou com a presença do coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Tocantins, Diego Montelo, e do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Marcos Túlio.
Um dos temas abordados pelo coordenador do MDA foi o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que financia projetos individuais e coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária.
No evento, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Emival Fernandes, esteve representando o prefeito Jesus Evaristo, e destacou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento econômico e social.
“Hoje a população rural de Nova Olinda soma mais de 50% do total de habitantes do município, sendo que, grande parte vive nos assentamentos e em pequenas propriedades. Ou seja, a agricultura familiar representa uma grande parcela da nossa economia, e é responsável pela produção de grande parte dos alimentos que chegam às nossas mesas,” frisou o secretário.
Os agricultores presentes na reunião também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem o intuito de promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. “A presença do superintendente da CONAB foi essencial nesse evento. Acredito que a partir daqui muitos agricultores vão começar a comercializar seus produtos através do PAA, e com isso, terão uma garantia de renda,” disse Emival Fernandes.
Linha de crédito pela Agência de Fomento do Estado
A reunião também teve a participação da Agência de Fomento do Estado do Tocantins, apresentando as oportunidades de crédito disponíveis para a agricultura familiar, com taxas e prazos mais atrativos aos produtores.
Assistência do município
Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, a Prefeitura de Nova Olinda, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, tem ofertado assistência técnica, maquinários e cursos, além de promover amplas discussões sobre as necessidades dos trabalhadores do campo.
“Nós temos buscado acompanhar e trazer as tendências e tecnologias para dentro do nosso município. E sabemos que através de reuniões como essa, com parceiros importantes, conseguiremos alcançar o que nós temos buscado, que é uma produção cada vez maior e mais sustentável,” finalizou o secretário.
Atendimento na secretaria
Para tirar dúvidas ou solicitar serviços, os moradores podem se dirigir a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, que está localizada no prédio da antiga delegacia na Avenida Goiás, n° 1715, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.