Prefeito Jesus Evaristo cria programa habitacional e pretende construir casas populares para famílias carentes de Nova Olinda Prefeitura Municipal de Nova Olinda
conteúdo principal conteúdo principal conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Nova Olinda

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Por: Túlio Alves / Ascom A Prefeitura de Nova Olinda enviou para votação na Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei n° 041 de 2023, que trata sobre a criação do Programa Habitacional ‘Novo Tempo, um Novo Lar’.

O programa foi criado com o intuito de beneficiar famílias de baixa renda do município com a doação de casas populares, e tem como objetivos, garantir o direito à moradia adequada e condições de vida digna, fomentar a integração social, reduzir as desigualdades através da melhoria na qualidade de vida, ampliar o acesso a lotes urbanos com infraestrutura para a população de baixa renda e reduzir o déficit habitacional.

“Sabemos que a décadas não existe uma política pública habitacional no município. Essa omissão acabou gerando um grande déficit de moradias ao longo dos anos, atingindo em especial a população de baixa renda. Com esse programa nós pretendemos sanar a omissão, e desenvolver uma política habitacional justa e solidária,” destacou o prefeito Jesus Evaristo.

O projeto prevê a construção de casas e doação de lotes de até 250 m². Para ter acesso ao programa a renda familiar mensal deverá ser igual ou inferior a 01 salário mínimo. Além disso, será necessário fazer um cadastro junto à Assistência Social, comprovar que reside no município há mais de 02 anos, estar inscrito no Cadastro Único, não possuir casa própria ou financiamento de imóvel, entre outros critérios.

A Prefeitura pretende destinar pelo menos 5% das moradias às famílias que possuem em seu núcleo familiar pessoas portadoras de deficiências, e 5% das requeridas por pessoa idosa.

O programa faz parte de um pacote de medidas que a gestão vem implementando para melhorar a qualidade de vida da comunidade, a exemplo das obras e serviços de infraestrutura urbana e rural, regularização fundiária e cursos de capacitação profissional. O intuito é tornar a cidade estruturada com saneamento básico, organização urbanística, moradia e capacitação, que são considerados elementos mínimos para o desenvolvimento de uma vida digna.

Votação do Projeto de Lei

O projeto que institui o Programa ‘Novo Tempo, um Novo Lar’ ainda deverá ser votado pelos vereadores. A previsão é de que a votação ocorra nesta quarta e quinta-feira, dias 29 e 30 de março. As sessões estão marcadas para as 18 horas, mas o horário ainda poderá sofrer alteração.

Para o prefeito Jesus Evaristo, é importante que a população acompanhe o andamento do programa, e que os vereadores estejam juntos e engajados por essa causa. “O projeto de lei e a sua execução não é só de responsabilidade do Poder Executivo, na verdade, para o sucesso da missão é indispensável a participação do Poder Legislativo. Sem a participação de cada vereador nós não alcançaremos o interesse público que é o bem estar do povo de Nova Olinda”, finalizou o prefeito.

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo