Projeto implementa uso de canecas para diminuir o número de copos descartáveis na Prefeitura de Nova Olinda Prefeitura Municipal de Nova Olinda
conteúdo principal conteúdo principal conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Nova Olinda

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Por: Túlio Alves / Ascom


Pequenos hábitos podem gerar grandes mudanças, e quando se fala em garantia de um futuro sustentável, cada gesto faz a diferença. Pensando nisso a Prefeitura de Nova Olinda, através da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, decidiu mudar um hábito extremamente prejudicial ao planeta, o de usar inúmeros copos plásticos descartáveis.


A ideia para diminuir o descarte de plástico no meio ambiente foi de confeccionar canecas personalizadas e distribuir entre os servidores públicos. Inicialmente foram fabricadas 140 canecas, que foram entregues aos servidores que atuam diretamente no prédio da prefeitura, e também no administrativo das secretarias da Saúde, da Educação e da Assistência Social.


De acordo com o secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Donizete Adedimar, o intuito é chegar a pelo menos 500 canecas nos próximos meses. “A partir de agora cada servidor vai ter que fazer o seu papel e usar a caneca para que a gente possa, de fato, conseguir alcançar um resultado positivo. E nós pretendemos chegar ainda mais longe e distribuir canecas para todos os servidores municipais. Em breve conseguiremos fazer essa distribuição,” destacou.


Além da redução dos impactos ambientais a Prefeitura deve diminuir também os custos com a compra de copos descartáveis. Um levantamento feito pela Secretaria de Turismo e Meio Ambiente apontou que só no prédio da administração municipal eram gastos cerca de R$ 5 mil por mês com copos.


A3P


O projeto surgiu dentro da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.


A adoção da A3P demonstra a preocupação em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas, se protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos. 

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo