Moradores recebem Títulos Definitivos de suas terras no Assentamento Remansão Prefeitura Municipal de Nova Olinda
conteúdo principal conteúdo principal conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Nova Olinda

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Um sonho de décadas finalmente se tornou realidade para dezenas de famílias do Assentamento Remansão. Durante esta semana o trabalho de Regularização Fundiária avançou, com a emissão e entrega de Títulos de Domínio para 44 agricultores.


A área de reforma agrária foi criada em 2001 em uma área pública federal. Os primeiros documentos definitivos foram concedidos, dia 12 de setembro, e mais agricultores estão em processo de regularização para conquistar o título do lote.


Maria Paixão Barbosa da Silva, obteve o documento definitivo de seu lote, no qual produz mandioca, feijão e tomate, além de criar galinhas e porcos. Beneficiária de um lote desde 2012, a história dela na área começou em 1999, quando seus pais e irmãos chegaram na gleba, que foi destinada posteriormente ao assentamento. “O início foi difícil, mas sempre tive o sonho de ter minha terrinha titulada. A vitória hoje é nossa e me sinto realizada com o documento”, conta. 

  

Ela destaca que o título representa liberdade e autonomia para as famílias contempladas. “Estava me sentindo acorrentada e quando me chamaram para receber o meu título a corrente se quebrou. Só pensei em gritar liberdade. Hoje estamos livres”, comemora.


Com o documento definitivo, Maria Silva pretende solicitar financiamento para investir na produção de tomate orgânico, que será comercializado em Nova Olinda e municípios da região. “Agora quero ser reconhecida como produtora de tomates.”


Um trabalho feito à muitas mãos, promovido pelo Incra, através dos esforços da Prefeitura Municipal de Nova Olinda e Câmara Municipal de Vereadores. 

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo