Novos brigadistas participam de capacitação para atuar no combate às queimadas e incêndios florestais Prefeitura Municipal de Nova Olinda
conteúdo principal conteúdo principal conteúdo do menu

Prefeitura Municipal de Nova Olinda

conteúdo principal
conteúdo principal

Notícia

Por: Túlio Alves / Ascom

Com a chegada do período de estiagem, tempo seco e temperaturas mais elevadas, dobram-se os esforços para conscientizar a população sobre a importância de evitar os incêndios e queimadas florestais, um problema ainda muito recorrente.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Nova Olinda, através da Defesa Civil e Brigada de Incêndio Municipal, realizou o curso de capacitação dos brigadistas que irão atuar durante os próximos meses, tanto em ações de conscientização, como de combate e fiscalização de incêndios e queimadas ilegais.

“Esse ano nós teremos 7 brigadistas titulares e 4 suplentes que já estão prontos para atuar. Ano passado nós conseguimos reduzir os focos de calor no município, e agora em 2022 a nossa intenção é trabalhar duro em ações de conscientização que possam contribuir para diminuirmos ainda mais esse índice,” destacou o coordenador da Defesa Civil e chefe da Brigada de Incêndio Municipal, Weglisson Mário.

O treinamento dos novos brigadistas foi realizado por uma equipe do Corpo de 
Bombeiros Militar de Colinas do Tocantins. “A capacitação feita com o grupo contemplou tanto a teoria quanto a prática. Durante as aulas teóricas os alunos puderam aprender sobre o triângulo do fogo, como ele se comporta e os cuidados necessários. Já em campo fizemos demonstrações das técnicas corretas e seguras para o combate. Um trabalho que nós do Corpo de Bombeiros consideramos muito importante, e que precisa do apoio da população,” disse o Cabo Luiz Henrique, do Corpo de Bombeiros. 

Responsabilidade de todos

O coordenador da Defesa Civil e chefe da Brigada de Incêndio Municipal, Weglisson Mário, ressaltou a necessidade de colaboração da comunidade. “A ação humana continua sendo a principal causadora de incêndios e queimadas florestais, e isso precisa mudar. Precisamos de uma mobilização social. Precisamos que mais pessoas abracem essa causa até que todos entendam que às queimadas são extremamente prejudiciais,” frisou.

ICMS Ecológico

A existência de brigada de combate a incêndios florestais é um dos requisitos para que o município pontue no ICMS Ecológico e receba verbas destinadas a custear ações de proteção e preservação do meio ambiente.

Nos quatro primeiros meses desse ano, a Prefeitura de Nova Olinda, através da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, mais que triplicou o valor recebido, se comparado ao mesmo período de 2021. O montante saltou de R$ 61.214,32 no primeiro quadrimestre do ano passado, para R$ 189.876,97 em 2022.

GALERIA DE FOTOS


O site da Prefeitura não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo